COMO ESCOLHER O MELHOR PROJETOR CONFORME OS DETALHES DO AMBIENTE E TIPO DE EVENTO

Aluguel de projetores HDMI ou VGA, com instalação solo ou aérea, luminosidade, dentre outros.

domingo, 28 de agosto de 2016

Houve um tempo em que os projetores eram sinônimo de exclusividade de uso no mundo corporativo.
Com a modernidade, passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, tornando essencial sua utilização em apresentações escolares, vídeos em festas e eventos e até mesmo em casa, na hora de assistir à bons filmes.

Definido que será preciso alugar um projetor, o primeiro passo é pensar no ambiente, em detalhes como dimensão, pé direito e posicionamento do público no caso de treinamentos, cursos e palestras.

Assim sendo, façamos algumas perguntas:
Qual o espaço tenho disponível?  Qual a iluminação deste local? Quantas pessoas precisam assistir às imagens e vídeos projetados?

De posse destas informações, poderemos definir com precisão o tipo de projetor adequado, conforme a quantidade de lumens, modelos de tela de projeção, instalação, enfim.

Projetores multimídia são ideais para escolas, pois como estas geralmente não possuem luminosidade controlada, é necessário mais brilho do projetor.

Em residências, como foram projetadas com modo de iluminação controlada podemos utilizar o home theater.

São encontratados no mercado desde mini projetores em led, que funcionam razoavelmente bem, desde que em espaços bastante escurecidos e com a distância entre projetor e parede seja pequena, até projetores profissionais com 2, 3, 5, 10 e até 20 mil lumens.

Projetores entre 2 e 3 mil lumens atendem muito bem em ambientes com alguma claridade.
À partir dos 5 mil lumens, já trabalham perfeitamente com a claridade, exceto obviamente, em contato direto com a luz solar.

Uma outra dica é que projetores com alta taxa de contraste conseguem produzir uma variação maior de cores e detalhes. É importante lembrar que a luminosidade diminui conforme a distância do projetor em relação à parede ou tela, assim como, do contrário a imagem ganha muito mais em brilho.

Antes de terminar, um item de suma importância que deve ser questionado ao vendedor na hora de comprar seu projetor, é com relação à durabilidade da lâmpada.
Atualmente já encontramos no mercado lâmpadas com até 10 mil horas de vida útil, o que representa cerca de 5 anos de uso.

E finalizando, a qualidade de saída de som e vídeo são também importantes e nos casos de aluguel de projetor é importante que o cliente informe a necessidade específica de saídas VGA ou HDMI, embora a grande maioria hoje já trabalhe com as 02 opções.